quarta-feira, 17 de abril de 2013

Plus Size não é sinônimo de obesidade 2

Por Mariah Silvestre
 

Bom dia flores!!!

Pra quem mandou msg perguntando se eu estava mesmo melhor, eu informo que eu estou 100% já! :D
 
 
Semana passada eu postei um texto sobre a posição do manequim 44 no cenário Plus Size nacional (Plus Size não é sinônimo de obesidade.). Muita gente curtiu, muita gente mesmo, mas, algumas pessoas se revoltaram! Hahahahahaha

 
Elas me mostraram de onde vem essa sede de marginalização do querido, amado e desejado manequim 44. ( sim, descobri que ele é desejado nessa manifestação de revolta *.*)
Antes velado, essa carranca ganhou corpo e foi expressado por palavras bem rudes... E eu assumo, eu adorei! É muito mais facíl lidar com a posição quando você sabe de onde ela vem e fica muito mais fácil argumentar contra ela.
Só me surpreende perceber que em um grupo que sempre sofreu preconceito da sociedade em geral e que hoje conseguiu seu espaço existam pessoas, alguns gatos pingados, que tentam marginalizar um subgrupo. Seria hilário se não fosse asqueroso!
 
 
Achei uma matéria super legal e elucidativa de um cara que realmente estuda moda e consumo, acerca do significado do termo "Plus size" que diz o seguinte:


"Efetivamente o termo plus size não reflete a mulher gorda como todos entendem, o conceito do plus size é de tamanho grande, como o próprio nome já diz, para a mulher maior, diferente das esquálidas e esqueléticas modelos das passarelas.
O Plus size é sinônimo de mulher gostosa, grande e saudável, daquelas que dão água na boca e daquelas que enchem uma cama, sabe? O plus size é da mulher saudável e principalmente, da mulher que está bem com o próprio corpo e que não precisa seguir nenhum padrão de beleza esteticamente manipulado ou photoshopado para estar feliz e realizada." 
Fonte: http://www.informacaovirtual.com/moda/plus-size-uma-questao-de-conceito 


(Lembrando que " gorda" e "gostosa" são adjetivos que são usados a partir de um juízo de valor autor do texto, e discutir o que é ser gorda e o que é ser gostosa não é o objetivo do post.)
 
Plus size, então, significa tamanho maior, numa tradução livre, não tem nada a ver com IMC. Logo, se você é obesa ou tem sobre-peso, tanto faz! Fato é que Plus size não é sinonimo de obesidade!



A guria da foto é a Candice, modelo Plus mega famosa da Ford + e eu não calculei o IMC dela mas ela não me parece obesa:


Sim, ela veste 44! E olha que tem um monte de modelo 42 na área Plus do site da Ford Models!
 
Aí a leitora que ainda se incomoda com o manequim 44 diz:
 - Mas, Mariah, ela é muito magra pra ser modelos Plus size!
E eu respondo:
 - Querida leitora, a modelo é agenciada pela Ford Plus, você, na posição de consumidora, pode expressar seu descontentamento! Comece uma revolução contra a moda Plus internacional que aceita modelos de manequins 42 e 44 como representantes Plus! ;)

Mayara Russi, dispensa apresentações, modelo das mais requisitadas do país.


Maria Luiza Mendes- veste 44- Modelo Plus Size.


Tudo bem que as duas são modelos Plus?

Chega de preconceito, gente! Chega de marginalização de tamanhos!


Eu super entendo que mulheres de manequim 52,54... não se sintam representadas por modelos de manequim 44/46 mas isso não é motivo pra excluir esse manequim do espaço Plus size! Façamos então ensaios com modelos de manequins diferentes, assim:





Bjo sabor liberdade!

Um comentário:

  1. Sensacional! E concordo contigo!
    Beijo
    Didi Dinis
    Didivas★★★

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!